Você também é daqueles que tem tendência a ficar deprimido com a chegada do Inverno?
Sente uma tristeza, por vezes irracional, quando os dias começam a ficar cinzentos, frios, sem graça … quando lá fora as cores tendem para o escuro e o céu se abre num dilúvio de chuva, que parece nunca mais acabar ?
Sente uma melancolia a invadir-lhe a alma, uma tendência para o pessimismo, um abatimento físico e psíquico e dá por si a refilar com o tempo, a cada passo das conversas que ainda vai mantendo ?
Sente os seus problemas ainda mais pesados e falta-lhe vontade para se distrair, sair ou divertir-se ?
Acha os governantes mais filhos da puta, que habitualmente, os impostos mais injustos e o patrão mais antipático ?
Desatina com tudo, está mais insuportável, zangado e difícil de aturar ?
Não se assuste, o seu “mal” está diagnosticado e começa agora a ser estudado pela Ciência.
Chama-se Depressão Invernal, ou Distúrbio Afectivo Sazonal – DAS ( deve-se ler Dâsse ) e ataca uma faixa da população no início de cada Inverno.
Tem a ver directamente com a falta de luz, característico desta estação do ano e está cientificamente comprovada a correlação entre essa falta de luz e a sua depressão.
Portanto descanse, você não é um anormal, nem precisa de ir ao psiquiatra, ou correr à farmácia a encharcar-se em anti depressivos e ansióliticos.
Para minorar o problema são sugeridas várias coisas:
Aumente um pouco o consumo de açucares, por exemplo chocolate (que tem ainda outras vantagens), mas cuidado não abuse, olhe a gordura e o colesterol;
Aumente bastante as luzes da sua casa, deite fora aquelas lâmpadas velhas da avozinha, ilumine de forma clara e agradável o seu ambiente (cuidado para não ofuscar) e já agora aproveite para usar aquelas lâmpadas mais amigas dos ambiente;
Tente apanhar sol todos os dias ( sempre que ele estiver presente ), ponha de lado as pantufas e a preguiça, desligue a televisão e aproveite ao máximo o fim de semana e tempos livres para ir passear para a rua, andar, passear, conviver com os seus filhos, em vez de estar para aí deprimido, enterrado no sofá cheio de frio e de tédio;
Finalmente quando se sentir mais em baixo, lembre-se que o sol, o verão e o calor, estarão de volta daqui a mais umas semanas e que os campos, a natureza, as barragens e os rios também precisam desta água, desta quebra cinzenta no calor.
1 comentário:
É verdade, está comprovado que a falta de luz altera o animo das pessoas! Contudo penso que Portugal é pouco afectado por isso, ou talvez seja só um dia ou dois. Nos Países mais frios confirma-se mais isso, as pessoas andam sempre de mau humor e sao muito mais frias durante quase o ano todo. Nota-se muito, porque quando há um dia de Sol saem todos á rua com roupas de cores variadas e sorrindo. Nós em Portugal somos uns sortudos, somos o País da Europa com mais dias de Sol. Temos 60% de dias com Sol, durante todo o ano!
Enviar um comentário