O que lhe proponho hoje é algo de bem simples e talvez por isso revolucionário.
Quem é que hoje em dia não se preocupa com a sobrevivência do planeta Terra ? Mais particularmente com a nossa própria sobrevivência, enquanto seus habitantes.
Todos os dias somos confrontados nos media com notícias de espécies de animais e plantas extintas, ou em vias disso.
As notícias de alterações climáticas são também frequentes.
O bicho homem armou-se em semi-deus e desatou a modificar tudo à sua volta, consome desalmadamente os recursos naturais do planeta, polui a atmosfera, os rios, os ribeiros, lagos e oceanos, corta as florestas que purificam ao ar e altera decisivamente todos os equilíbrios, que a natureza levou milhões de anos a alcançar.
E nós, você e eu, o que é que já fizemos pelo nosso planeta ?
Para além das preocupações ecológicas que todos temos, do que falamos, do que dizemos sentir, o que é que na prática já fizemos ?
Por exemplo: você já alguma vez plantou uma árvore ?
Não, pois é sobre isso mesmo que lhe venho hoje falar. Tão simples como isso.
É uma pequena coisa, mas se for multiplicada por muitos, logo se tornará numa grande coisa!
Mais do que isso, é algo de grande alcance pedagógico e de uma enorme importância para as crianças e jovens. Imagine a felicidade deles quando daqui por muitos anos, voltarem àquele local, olharem para uma árvore majestosa e poderem dizer: aquela árvore, fui eu que plantei !!!
Por isso, venha daí: Vamos plantar uma árvore !!!
É a proposta que lhe trago hoje e peço-lhe sinceramente que pense nela.
Não é difícil de concretizar e terá um efeito sobre o ambiente, a natureza, para além de contribuir para alimentar o seu ego e o encher de satisfação !!!
Faça o seguinte:
--- primeiro procure encontrar algum amigo, familiar ou conhecido, que tenha uma quinta, um quintal, um jardim, ou qualquer espaço onde possa plantar a sua árvore. Este pormenor é importante, porque para que a sua árvore possa sobreviver é necessário que pelo menos no primeiro ano de vida, alguém possa cuidar dela (sempre que você não o puder fazer), regando-a no Verão, ou cortando umas ervas, se necessário. Além disso será um local que irá visitar mais vezes e com o qual irá no futuro manter uma relação especial.
--- segundo, incentive os seus filhos e os seus amigos, para todos em conjunto procederem a uma plantação simultânea, cada um da sua árvore. Dinamize-os, mostre-lhes a importância do que vão fazer, faça transbordar para eles o seu entusiasmo e marque uma data ( atenção, no Verão não, porque aí a probabilidade da sua árvore sobreviver será bem menor).
--- terceiro, vá a um viveiro, ou a uma estufa e compre as árvores, já com um certo tamanho e com raiz suficiente, para que possa vingar. Atenção: deve escolher espécies próprias da região onde vive e não árvores exóticas, ou que venham a constituir qualquer tipo de praga.
--- quarto, no dia previamente marcado pegue nas enxadas e desloque-se com toda a sua equipa ao local escolhido. Cumpra todos os passos do ritual, ou seja cada pessoa, criança ou adulto deverá cavar o seu próprio buraco, por mais que lhe possa custar. Este pormenor é importante e fundamental para que cada um estabeleça uma relação de pertença, com a sua árvore. Deverá também ser cada pessoa a colocar a sua árvore no buraco respectivo, a tapá-lo com terra e a ir buscar um pouco de água, para lhe dar a primeira rega.
Por fim coloque uma qualquer marca na árvore que plantou (ou à beira dela), para cada pessoa saber qual é a sua e para assim a poder descobrir quando no futuro voltar àquele local, para visitar e cuidar do ser, que botou no mundo.
--- quinto, se puder termine o ritual com um piquenique, um churrasco, ou um simples lanche e permita a felicidade invadi-lo, sentindo que o pouco que fez é afinal de uma importância tão grande.
PS – Se tirar umas fotografias às suas árvores e à sua equipa de plantadores, mande aqui para o Zacarias. Teremos todo o gosto em publicá-las.
3 comentários:
Zacarias, conheces o FAPAS (www.fapas.pt)?
Costumam organizar passeios de fim de semana onde o objectivo é, justamente, plantar carvalhos!
Abraço
Marley
Obrigado pela informação, Marley.
A minha ideia é ligeiramente diferente: é a de uma plantação feita por crianças (com adultos também eventualmente) em local escolhido e onde possam voltar mais tarde, não só para cuidar da árvore, mas para acompanhar o seu desenvolvimento.
Para isso acho que seria importante cada criança saber exactamente qual é a sua árvore, de forma a establecer com ela uma relação mais íntima, ainda que simbólica.
Brevemente aqui no Zacarias, vou voltar a este tema, com algumas informações úteis sobre este tema e imagens do que já se fez, para tentar entusiasmar os outros, para que se faça ainda mais.
Um abraço.
Gostei muito da idéia. Afinal uma coisa tão simples...vamos apoiar este projecto com carvalhos,pinheiros,medronheiros ou sobreiros é bom para as crianças.
Magma
Enviar um comentário