quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Corrupção, remodelação e desilusão

I
Andam para aí os ilustres e colunáveis todos chateados com o novo Bastonário da Ordem dos Advogados, só porque o homem disse em voz alta aquilo que todos os portugueses estão fartos de saber há muitos anos: que neste país há corrupção a dar com pau e que os políticos, deputados e governantes tem todos (ou quase todos) as mãos sujas … e bem sujas.
Grande novidade !!! O poder em Portugal é uma vaca com muitas tetas, onde muitos mamam e muitos outros fazem já fila, à espera da sua vez de mamarem também !
Há 30 e tal anos houve uma espécie de revolução, que removeu uns velhos ditadores, que já tinham mamado demais e apresentavam sinais evidentes de overdose … mas que se negavam terminantemente a sair de cena.
Depois surgiu uma espécie de sonho, que pouco depois se viu que não passava de uma espécie de ilusão, de que surgiria um novo grupo de pessoas, interessado apenas no progresso, desenvolvimento e bem estar do país, sem cederem à tentação de se porem eles também a mamar daquelas tetas . Chamavam-lhes os democratas (por oposição aos fascistas de antigamente), diziam-se muitos amigos do povo e mostravam-se repletos de boas intenções e ideias maravilhosas.
O “sonho” durou pouco ! Passado pouco tempo todos comiam caviar nos banquetes do poder e as únicas coisas que verdadeiramente os distinguiam eram as diferentes cores das gravatas que usavam, ou se guiavam Mercedes ou BMW.
Formavam diferentes partidos, com diferentes bandeiras, uns eram da Maçonaria, outros da Opus Dei, mas todos estavam unidos numa espécie de irmandade, partilhavam uma enorme cumplicidade e por vezes até trocavam de Partido, de Clube, ou de Banco, numa dança das cadeiras altamente proveitosa, que foi criando muitos novos ricos, novos iluminados, novos colunáveis, novos importantes! Uma espécie de “beutiful people”, cuja merda que os preenchia era subtilmente disfarçada, por entre os perfumes Chanel, os fatos italianos, ou as vivendas em Vilamoura ou na Quinta do Lago.
Por isso quando alguém também altamente colocado (como agora o Bastonário) os chama de corruptos e beslica ainda que suavemente os seus “El Dorados”, então cai o Carmo e a Trindade … aqui D’el Rei, que o Rei vai Nu !
Mas tudo isto não passa afinal de mais um capítulo da “Novela Social” em que vivemos.
Todos sabem que a Justiça em Portugal, é apenas mais outra das anedotas, que vai entretendo os portugueses, cuja costela masoquista é sobejamente conhecida.
Poucos poderosos tiveram que enfrentar a Justiça, nos últimos anos e nenhum foi ou será condenado !!! Ponto final.

II

O governo foi remodelado !
Saiu o vampiro da Saúde, depois de muitas mortes a caminho de Hospitais cada vez mais distantes e congestionados, depois de nascerem muitos bebes em ambulâncias a caminho de Maternidades, depois de muitas populações ficarem privadas dos mais elementares cuidados de Saúde, depois de muitos sofrerem longas horas de espera em Urgências repletas, com macas nos corredores e casas de banho e pacientes com doenças infecciosas, misturados com pernas partidas, ou gripes, tipo “tudo ao molho e fé em Deus”.
O vampiro foi-se, para umas férias douradas, bem longe daqui, antes do regresso para assumir algum belo tacho, que o irá esperar daqui por uns meses, como reconhecimento pelos serviços prestados !!!
A política de encerramentos, deslocações e liquidação do que resta de um Serviço Nacional de Saúde, que nunca foi bom e agora é muito pior, irá continuar após as próximas eleições …. Agora, a corda já foi esticada ao máximo e é preciso dar uma folgazita, antes de puxar de novo!
Na Cultura mudou-se uma ministra, que era uma autêntico erro de “casting” … a fulana era para ter sido contratada para modista do primeiro ministro, mas um erro do secretário levou a que o seu nome tivesse aparecido na lista dos ministeriáveis, que foi entregue há 3 anos à Comunicação Social … e depois, olha, deixou-se ficar assim … afinal de contas a Cultura não interessa para nada … é daqueles ministérios que existe, só para não se dizer que não há !
Ainda era para ter mudado o careca do cachimbo, mas depois do fiasco da Ota, todos os verdadeiros engenheiros do Partido, estavam amuados e nenhum quis aceitar o cargo (pudera tinham comprado tantos belos terrenos para aquelas bandas e agora … nem para a “ingrícula” os querem!).
Com esta confusão toda esqueceram-se da Vaca, que ainda continua por lá !… sim essa mesmo, que vocês estão a pensar … que desgraça !!!

III

Com isto tudo, onde anda o povo deste país ? …
Alguém o viu por aí passar ?
Será que foi raptado pelo mesmo pedófilo que levou aquela míuda inglesa (a Maddie) aqui há alguns meses ?
Ou terá emigrado todo para a Suiça, a Inglaterra ou a Espanha, à procura dos empregos que aqui não há e da vida que aqui não tem ?
Não, provavelmente está apenas distraído mais uma vez, a comentar as últimas aquisições do Benfica, … ou preocupado em não perder todos os episódios da sua novela preferida …
Quando se fala da vida revela toda a sua desilusão, mas mistura tudo com uma grande dose de conformismo, um encolher de ombros, uma resignação, que diz que são todos iguais …. Que sempre foi assim ! … que salve-se quem puder ….
Berra enraivecido contra os políticos e os governos, mas passada a fúria, acaba sempre por votar neles, por sancionar as corrupções, os favores, as cunhas.
E a vida continua … melhor ou pior … os governos sucedem-se, umas vezes bem, muitas vezes mal …
Será esta a nossa herança genética que nos condena a uma existência de mediocridade, com alguns pequenos intervalos de lucidez e umas excepções de grandeza ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Receituário político

Como se faz um autarca

1 dose de falta de caráter
1 dose de ganância
1 dose de mentira
? euros, qb
1 pitada de merda

Obs.: Não exagerar na merda, senão sai um ministro.