A grande discussão no país neste momento é sobre quem são os culpados por esta enorme crise política, económica e social.
Como sempre nestas ocasiões cada um "sacode a água do seu capote" e diz que a culpa é dos outros, aqueles malandros que levaram este país à decadência e à bancarrota.
A oposição diz que a culpa é do Sócrates e do Governo, O Sócrates diz que a culpa é da oposição e do Passos Coelho, outros ainda dizem que o culpado é o Cavaco, outros relembram a responsabilidade do Santana Lopes, do Guterres, do Durão Barroso, do Mário Soares, etc, etc ...
Não concordo com nenhuma destas opiniões !
Para mim os culpados são o Zé, o Joaquim, o António, o Manuel, a Maria, a Mariana, a Odete, a Isabel ... e todos os milhões de outros, que ao longo destes últimos 30 anos, votaram neles repetidamente.
Tiveram a opção de escolher e escolheram mal !!!
Escolheram a mentira ... escolheram a corrupção ... escolheram a cunha e o compadrio ... escolheram a incompetência ... escolheram o despesismo ... escolheram a Mafia, que nos governa nos últimos 30 anos, alternando ciclicamente entre a mafia rosa (PS) e a mafia laranja (PSD).
Mesmo quando tudo apontava claramente para o descalabro, mesmo que a cada passo nos aproximássemos mais um pouco do abismo, mesmo quando as dívidas antigas eram pagas com novos empréstimos ... eles queriam lá saber !!!
O país fazia novas auto-estradas ... o "Zé" comprava um carro novo.
O país fazia novas pontes ... o "Zé" comprava um plasma XPTO ...
o país comprava novos aviões e submarinos ... o "Zé" ia passar férias a Nova York ...
etc, etc, etc ...
Tanto o país como o "Zé" não tinham dinheiro para tanto ... não fazia mal, pedia-se um crédito e os bancos ou o estrangeiro lá emprestavam o dinheiro.
E aqui chegámos à Primavera de 2011, quando a realidade desabou em cima da cabeça de ambos ... do país e do "Zé".
Agora há que pagar as dívidas do "Zé" e do país!
Mas como, se o país não tem dinheiro e o Zé está falido e destroçado?
Quem vai pagar é a "formiguinha" da história !
Como sempre !
E o Zé, o Joaquim, o António, o Manuel, a Maria, a Mariana, a Odete, a Isabel e os outros, que nada aprenderam com esta "história", vão continuar a votar nos mesmos ... no Sócrates, no Passos Coelho e em todos os seus fiéis seguidores ... que por sua vez vão continuar a fazer o que sempre fizeram !!!
Não há futuro para este país !!!
O grande problema de Portugal, são os portugueses !!!
2 comentários:
E porque é que eles votam neles, apesar de tudo o que eles tem feito ? Porque o Sócrates e o Passos Coelho são a imagem de "sucesso" do Zé, do Joaquim, do António, do Manuel, da Maria, da Mariana,da Odete, da Isabel ... são aquilo que lá no fundo eles ambicionam ser ...
Pequeninos, mesquinhos, medíocres, individualistas, corruptos, falsos e cheios de esquemas, cunhas e enredos.
Desta forma, nada é de espantar !!!
Tens razão Zacarias!
Conclusão 1: a democracia não pode reduzir-se aos seus mecanismos formais, como o direito de voto. É preciso avançar com novas formas de participação democrática, para além da curiosa vaga peticionária que, nalguns casos, faz bons resultados (por ex. avaaz.org), mas não basta. O discurso de 25 de Abril do Vasco Lourenço ia nesse sentido, procurando não limitar aos partidos a intervenção e participação democráticas.
Conclusão 2: não podendo mudar de povo, resta-nos mudar de país - e é isso que se vê na sangria de gentes que abandona Portugal. Estamos com números de emigração comparáveis aos que se seguiram ao Ultimatum britânico de 1890. Desta vez, o luto também será prolongado, até que a mudança aconteça...
Enviar um comentário