domingo, 18 de março de 2012

Os venenos legais: parte 3 - Acrilamida


Acrilamida

Acrilamida nas batatas fritas 
Comer batatas fritas já não significa apenas ingerir alguma gordura e sal a mais. Pode ser também sinónimo de acrescentar ao menu "acrilamida", uma substância potencialmente cancerígena.
O que é a acrilamida?
Em 2002, cientistas suecos revelaram que alguns alimentos continham acrilamida. No topo da lista, surgiram produtos ricos em açúcares e cozinhados a altas temperaturas: batata frita e cereais de pequeno-almoço. Logo a seguir, encontram-se as bolachas, as tostas e o pão. A acrilamida é um composto sintético utilizado para produzir poliacrilamida que, entre outros, é empregue na depuração da água potável, no tratamento das águas residuais industriais, como vedante na construção e reparação de diques, túneis e esgotos. É também utilizada nos produtos cosméticos e de higiene pessoal. Mais: a acrilamida está presente no fumo do tabaco.
Embora sejam necessários mais estudos sobre os efeitos que a acrilamida possa ter a longo prazo no Homem, esta substância foi classificada, em 1994, pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, como potencialmente cancerígena, após terem sido realizados alguns estudos em ratos. Assim, apesar de ainda não estar demonstrado que é cancerígena para o Homem, os dados recolhidos são um mau presságio. Dado que se trata de uma substância que se vai acumulando no organismo, o melhor é moderar o consumo de batatas fritas, o que, do ponto de vista nutricional, já é aconselhável. 

Em busca de acrilamida
Medimos o teor em acrilamida de 20 amostras de batata frita servidas em restaurantes. Fizemos o mesmo para 18 amostras de batata frita de pacote e para duas de aperitivos de batata (Crunchips Stacker e Pringles Original).
Verificámos também se as recomendações da Comissão Europeia para reduzir a formação de acrilamida eram respeitadas pelos produtores e transformadores de batata: selecção de variedades para fritar e/ou assar com teores em açúcares redutores (glicose e frutose) abaixo de 1g/Kg, indicação nos rótulos para armazenar a batata acima dos 8ºC e ao abrigo da luz e, ainda, referência das temperaturas correctas de confecção (170-175ºC para a fritura e 190-200ºC para assar). Analisámos estes critérios em 9 e 15 amostras, respectivamente, no caso da batata crua pré-embalada e da batata pré-frita ultracongelada.
Pacotes de batata frita. Os resultados são inquietantes, pois sete das 20 amostras analisadas tinham um elevado teor em acrilamida.
BOM
1.    Pingo Doce Lisas (140 µ/kg)
2.    Auchan Lisas (145 µ/kg)
3.    Douradas Óleo Girassol (155 µ/kg)
4.    Triska (Lidl) (170 µ/kg)
5.    Sr. Basílio Tradicionais (240 µ/kg)
6.    Crunchips Stacker (250 µ/kg)
7.    Lays Originais (250 µ/kg)
MÉDIO
1.    Ruffles Onduladas (265 µ/kg)
2.    Torreense (345 µ/kg)
3.    Super Douradas Lisas (390 µ/kg)
4.    Bouton D'Or Lisas (Intermarché) (445 µ/kg)
5.    Sanzé Receita Caseira (465 µ/kg)
6.    Batatas Fritas Lisas (Auchan) (500 µ/kg)
MEDÍOCRE
1.    Avó Matilde Rodelas (510 µ/kg)
2.    Continente Lisas (530 µ/kg)
3.    Feira Nova Receita Original (570 µ/kg)
4.    Sol do Coração Clássicas (655 µ/kg)
5.    Pringles Original (705 µ/kg)
6.    Pála-Pála Receita Caseira (870 µ/kg)
7.    Beach Crisps Batatinhas da Praia (960 µ/kg)
Visitámos também 20 restaurantes que servem batatas fritas. Mas aqui o problema não se revelou tão grave. 
Em dois estabelecimentos as batatas apresentavam acrilamida em valores elevados.
MUITO BOM
Macuta, Costa de Caparica (50 µ/kg)
Happy Grill, Olaias Plaza, Lisboa (55 µ/kg)
Feira Nova, Bela Vista, Lisboa (60 µ/kg)
Bucha e Estica, Costa de Caparica (80 µ/kg)
Jumbo, Alfragide (90 µ/kg)
Tony's Burger, Costa de Caparica (90 µ/kg)
BOM
Frango & Companhia, C. C. Carrefour, Loures (105 µ/kg)
Joshua Shoarma, C. C. Colombo, Lisboa (125 µ/kg)
Companhia das Sandes, C. C. Carrefour, Loures (150 µ/kg)
Kentuky Fried Chicken, C. C. Colombo, Lisboa (185 µ/kg)
Verde e Amarelo, Costa de Caparica (185 µ/kg)
Flunch, Almada Forum, Almada (220 µ/kg)
Prego & Companhia, C. C. Colombo, Lisboa (225 µ/kg)
Hot Dog, C. C. Colombo, Lisboa (235 µ/kg)
Bocatta, C. C. Colombo, Lisboa (240 µ/kg)
MÉDIO
Pans & Company, C. C. Colombo, Lisboa (260 µ/kg)
Burger King, C. C. Colombo, Lisboa (325 µ/kg)
Macdonald's, C. C. Colombo, Lisboa (340 µ/kg)
MEDÍOCRE
Casa dos Frangos de Moscavide, C. C. Colombo, Lisboa (520 µ/kg)
Burger Ranch, C. C. Carrefour, Loures (860 µ/kg)
Tendo em conta que o consumo de batata está profundamente enraizado nos hábitos dos portugueses, estes resultados dão que pensar.
Mede a acrilamida?
Enviámos um inquérito às marcas de batatas fritas, restaurantes, produtores e distribuidores, perguntando-lhes o que estão a fazer para reduzir os níveis de acrilamida neste produto. Infelizmente, a maioria não parece muito interessada em esclarecer o consumidor e nem sequer nos respondeu. A saber: as marcas Lays, Auchan (que inclui duas amostras de batata frita), Pingo Doce, Triska, Crunchips, Ruffles, Bouton d'Or, Sanzé, Continente, Feira Nova e Pála-Pála; e os restaurantes Macuta, Happy Grill, Feira Nova, Jumbo, Bucha e Estica, Tony's Burger, Joshua Shoarma, Verde e Amarelo, Flunch, Prego & Companhia, Hot Dog e Burger Ranch.
A cadeia de restaurantes Ibersol (Kentuky Fried Chicken, Burger King, Pans & Company e Bocatta) disse-nos que verificava pontualmente os níveis de acrilamida. Os 9 industriais de batata frita de pacote que nos responderam afirmam seleccionar as variedades de batata mais correctas e fritá-las a temperaturas entre os 170°C e 175°C. O problema é que encontrámos valores elevados de acrilamida nalgumas destas marcas, como na Pringles, a única a assegurar-nos que media esta substância perigosa regularmente. Onde páram, pois, as autoridades?
Conselhos úteis
Aqui ficam algumas dicas de compra, conservação e preparação das batatas para reduzir os níveis de acrilamida.
  • A batata deve ser guardada num local escuro (na despensa, por exemplo), a uma temperatura acima dos 80C. Quanto mais baixa for a temperatura de conservação, maior a quantidade de açúcares redutores que se forma. Estes estão relacionados com os maiores níveis de acrilamida que se formam, quando se fritam ou assam batatas.
  • Dado que a acrilamida se forma durante a preparação das batatas, é preciso ter alguns cuidados. As batatas já cortadas devem ser passadas por água e, depois, bem secas, envolvendo-as num pano, antes de cozinhadas.
  • Na fritadeira eléctrica, regule o termóstato para os 1700C. Se utilizar uma frigideira, no fogão, estes valores não são ultrapassados. No forno, não deixe a temperatura exceder os 2000C (1900C nos fornos com ventilação forçada).
  • As batatas fritas ou assadas devem ser cozinhadas apenas até alcançarem um tom amarelo-dourado e não acastanhado.
  • Verifique sempre o rótulo quando comprar batatas. Apesar de nem sempre estar referido, tente saber qual é a sua variedade e origem, bem como para que tipo de utilização estão mais indicadas.
  • Se quiser fritar, escolha variedades de batata apropriadas para tal, ou seja, com valores reduzidos de açúcares redutores, de forma a minimizar a formação de acrilamida.

2007 DECO/PRO TESTE. Todos os direitos reservados

Sem comentários: