quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tiro no porta aviões

Quando era criança, gostava bastante de jogar à Batalha Naval. Era um jogo de estratégia, e se bem que a maior parte dos tiros acertassem na água, por vezes lá acertava uns tiritos, num ou noutro barco do adversário.
Quando acertava no porta aviões era o principio do fim do adversário.
Lembrei-me disto a propósito do mau estado da Caravela Portugal, que vai metendo água por todos os lados e corre um sério risco de se afundar.
Durante muitos anos seus delirantes timoneiros, fartaram-se de gastar à fartazana ... tudo se comprava, tudo se fazia, tudo se curtia ... não havia dinheiro para pagar ... não faz mal, ficava-se a dever ...
Rapidamente os tais timoneiros mudavam, levando com eles os cofres dos tesouros recheados de jóias, ouro e moeda forte, que rápidamente escondiam em paraísos fiscais distantes, não fosse o diabo tece-las !!!
Vinha um novo timoneiro e a história repetia-se, enquanto a Caravela abria mais umas brechas e metia cada vez mais água.
Agora a situação é tão grave, que não dá mais para disfarçar . Todos os marinheiros (públicos e privados) trabalham agora árduamente para tentar esvaziar a água e tapar as brechas, enquanto as rações diminuem e apodrecem e a fome e o escorbuto social ameaça a amaldiçoada raça lusitana !!!
Vivemos os últimos dias desta sociedade que nos habituámos a chamar nossa .
À nossa volta as outras caravelas da frota Ocidental, estão também a abrir brechas e a meter água. Os mares estão agitados e não se prevê que venham a acalmar.
E depois ? O que virá a seguir ?
Conseguirão os Lusitanos salvar a sua Caravela ?
Conseguirão construir uma outra embarcação mais segura e sólida, para poderem continuar a navegar ?
Ou seremos lançados ao mar, nadando cada um para seu lado, desesperadamente à procura de terra firme ?
Que esperança sobrará para os nosso filhos ? E os netos terão licença para existir ?

1 comentário:

luipa disse...

Maravilhosa nação esta, né?
E k é feito da linda expressão "água"???? Ficava agora tão bem...